ZORAIDA H. GUIMARÃES
( Brasil - Santa Catarina )
A professora, escritora e poetisa, Zoraida Hostermann Guimarães, nasceu em Florianópolis, no dia 11 de dezembro de 1925. Exerceu o magistério durante 15 anos, abandonando-o para dedicar-se inteiramente à literatura e ao serviço filantrópico.
Foi fundadora e presidente da Sociedade Santo Antônio de Pádua, no município de Siderópolis, onde residiu por alguns anos. Foi presidente da Sociedade "Eunice Weaver" de amparo aos hansenianos, no município de Tubarão; em Florianópolis foi voluntária da Saúde no Hospital Joana de Gusmão.
Na literatura, sempre atuou nos meios culturais, publicando e colaborando com a imprensa com colunas semanais, em jornais e revistas, tanto em Santa Catarina como em outros estados brasileiros.
É sócia fundadora da União Brasileira de Escritores (UBE) por Santa Catarina, fundadora e sócia da ACPCC - Associação de Cronistas, Poetas e Contistas Catarinenses. Fundadora e presidente da ASAJOL - Academia São José de Letras. É delegada, por Santa Catarina, do "Movimento Poético Nacional de São Paulo"; pertence a várias entidades culturais e literárias de diversos estados brasileiros, participando de dezenas de antologias.
Premiada em concursos literários em nível nacional, recebeu medalhas e outras premiações em Brasília (DF), Minas Gerais, São Paulo e Santa Catarina, em nível estadual foi premiada com o 1° lugar com a poesia "Bailando no Vento e no Cosmos", recebendo o prêmio das mãos do governador Esperidião Amin.
Em São Paulo, na cidade de Mogi das Cruzes, recebeu da Sociedade Cultural Latino Americano, bela medalha e diploma pelo boletim "Trinta Réis", que edita há seis anos e que foi classificado como o melhor informativo cultural do Brasil. Recebeu também, moção da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, em 1999, como louvor e merecimento por suas realizações no terreno literário.
Em São José, onde reside, recebeu o título de Cidadã Josefense das mãos do prefeito Dário Berger pelas suas realizações na área cultural.
Fonte: http://oisaojose.com.br/siteantigo/oidez/culturadez.htm
Obs.: Agradecimento ao membro correspondente Paccelli José Maracci Zahler, por contribuir com a pesquisa de informações sobre os demais membros correspondentes.
Artigo anterior: Vasco José Taborda Ribas - PR - Posse anterior ao ano 2000 Anterior
Fonte da biografia e a foto: https://academiacristadeletras.org.br/
ANUÁRIO DA POESIA BRASILEIRA 1995. Organizador : Laís Costa Velho. Rio de Janeiro: CODPOE – Cooperativa de Poetas e Escritores, 1995. 116 p. Ex. bibl. Antonio Miranda
DESVENDA-ME, SE ÉS CAPAZ!...
Ó tu que passas por mim,
decifra-me se és capaz;
sou profundamente sem fim,
mas sou muito mais!...
Sei que me medes, me pesas,
me observas, me destilas,
mas não tenho tamanho nem peso,
sou pura e não sou medida.
Sou um poço que transborda,
um coração de água viva...
Nem necessitas de corda,
sou livre, não sou cativa.
Sou tudo o que imaginas
— Além de água sou pão,
pão que às vezes contaminas
com salsugem de tua mão...
No jardim da casa eterna
minhas sementes semeio
e vivo de primaveras
durante o ano inteiro.
Sou tudo o que imaginas
e sou muito mais — :
— entre as almas peregrinas,
desvenda-me, se és capaz!...
*
VEJA E LEIA outros poetas de SANTA CATARINA em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/santa_catarina/santa_catarina.html
Página publicada em agosto de 2023
|